FILOSOFIA

O Festival Drummond com Humor, concurso municipal estudantil de humor gráfico, que teve sua primeira edição em 2009, tendo como tema o poema “O Maior Trem do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, traz novo tema, Confidência do Itabirano, também poesia do mesmo poeta, um patrimônio itabirano do Museu de Território Caminhos Drummondianos. Por fim, o evento Tropeirão Ilustrado fará parte da programação 2010, substituindo os debates literários do projeto 2009.

Em relação à filosofia do Festival, o Drummor continua sendo uma importante ferramenta para garimpar novos talentos do humor gráfico em Itabira e proporcionar visibilidade aos seus trabalhos, além de difundir e popularizar o roteiro turístico Museu de Território Caminhos Drummondianos, propagando a obra do “poeta maior” entre todas as gerações.

O Drummor tem como gestora a empresa PI – Produção Ilimitada / Gestão, Planejamento e Política Cultural e conta com o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e o apoio da Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura Municipal de Itabira. A proposta é que o evento faça parte da programação da Semana Lítero Drummondiana 2010, a exemplo de 2009.

SOBRE O CONCURSO

Como em sua primeira edição, o Drummor tem a proposta de sempre ter como tema de seus concursos poesias dos Caminhos Drummondianos. Este ano o tema escolhido foi “Confidência do Itabirano”. Pode participar do concurso qualquer estudante matriculado em escolas de Itabira, seus distritos e povoados.

O concurso segue com a proposta de se premiar duas categorias: Cartum e Caricatura. O Cartum é temático (tema do concurso) e a Caricatura, tema livre.

PREMIAÇÃO

Serão premiados os seis melhores trabalhos de cada categoria, sendo que os três primeiros colocados de cada uma, receberão troféus personalizados do concurso e uma viagem turística por cidades históricas mineiras.

A premiação ocorrerá na Casa de Drummond junto à abertura da exposição.

Durante a cerimônia de premiação acontecerão intervenções artísticas e culturais.